quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Cinemaniac Indica (Ou Tudo ou Nada)

O humor é um dos gêneros mais difíceis de se interpretar. Hoje em dia, infelizmente, muitos filmes beiram ao ridículo e não nos fazem rir. Porém, sempre existem as exceções, e em Ou Tudo ou Nada a diversão é garantida.

O humor britânico é algo bastante incomum. Desde a época de Chaplin, este humor ficou caracterizado por ser sarcástico e ácido ao mesmo tempo. De maneira refinada e por que não engajada, o humor britãnico conseguiu com esta fórmula, garantir boas risadas ao longo das décadas. Por isso Ou tudo ou Nada é uma ótima pedida, já que faz rir com conteúdo, mostrando problemas de uma classe média inglesa que sofre com o desemprego e com os problemas subseqüentes.

Destacando o cotidiano de personagens convencioais de uma pequena cidade de Londres, o longa mostra os problemas enfrentados por cidadões suburbanos de maneira bastante peculiar. Desde a crise de meia idade, até o tão comum desemprego, o filme mostra como os personagens acabam reagindo com a chegada destes problemas. Uns levam com o bom humor, outros com a depressão e o filme consegue unir de forma única e bastante engraçada estes dois casos.

No melhor trabalho do diretor Petter Cattaneo, o longa consegue passar para a tela todas as mais sinceras características do humor britânico. Além disto, tem na fotografia e na ótima trilha sonora dois elementos fundamentais para conseguir atingir a medida certa no humor. Contando com atores, fora dos padrões convencionais de beleza, o filme brinca com a questão da meia-idade, dos realcionamento, da auto-estima e até mesmo da sexualidade. Utilizando estes conflitos, bastante comuns na rotina da vida real, o diretor consegue fazer um dos retratos mais fieis dos homens que já passaram dos quarenta.

O filme conta a curiosa história de seis trabalhadores desempregados, que atingem um indíce de desespero tão grande que resolvem tomar uma medida nada convencional. Apesar de não formarem um grupo de homens sexualmente interessantes ou serem bons dançarinos, decidem fazer um show de striptease, na tentativa de arrecadar fundos para sair do buraco.

Além de engraçado e com uma trama bastante singular, Ou tudo ou Nada tem um ótimo elenco. Com grandes nomes atuais do cinema britânico como Tom Wilkinson (Conduta de Risco), Peter Carlyle (Extermínio 2 e Trainspoting) e Mark Addy (Coração de Cavaleiro), o longa vai garantir boas risadas ao espectador. Por estas características descritas acima, o fime Ou tudo ou Nada se torna uma ótima pedida que garanto irá divertir a todos. Não deixem de assistir este que é um dos filmes mais criativos das últimas décadas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...