terça-feira, 2 de setembro de 2008

Cinemaniac Indica (Obrigado por Fumar)

No último dia 29 de agosto foi o dia Mundial do Combate ao Fumo, e nada melhor para contribuir com esta causa, que indicar o controverso e ótimo Obrigado por Fumar. Eu sempre achei o ato de fumar uma idiotice (peço desculpa as pessoas que fumam) porque todos sabem que faz mal, que é ruim, que causa doenças, mas persistem a fumar. Porém não podemos apenas julgar e criticar já que o fumo acaba, na maioria das vezes, chegando à vida das pessoas por influências quase sempre paternas e também da mídia. Ai vocês devem me questionar, “da mídia?...”, é principalmente na figura do cinema.

Hoje em dia isto não acontece muito, mas antigamente muitos dos heróis fumavam. James Bond fumava, os caras legais fumavam e apaixonavam as menininhas da escola, os ricaços fumavam, enfim muitos daqueles que poderiam servir de exemplo para a juventude fumavam. E até por isto muitos jovens passaram a fumar. Porém a mídia não seria apenas o grande culpado, mas foi (e ainda é) um grande incentivador.

Ao falar de mídia e cigarro, chego a temática do filme Obrigado por fumar, que conta a história de Nick Naylor (Aaron Eckhart), que é o principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, ganhando a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos. Desafiado pelos vigilantes da saúde e também por um senador oportunista, Ortolan K. Finistirre (William H. Macy), que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarros, Nick passa a manipular informações de forma a diminuir os riscos do cigarro em programas de TV. Apesar do trabalho “sujo” Nick tinha a consciência tranqüila, até descobri que cada vez mais o seu filho estava se interessando pelo assunto.

No filme o diretor Jason Reitman, consegue de forma irônica e bastante eficaz mostrar os bastidores de um porta-voz da indústria do cigarro, que precisa “fazer das tripas coração” para conseguir “iludir” os consumidores. Mostra também a relação de um homem, que tem um trabalho tão “complexo”, com a família. E mostra, de forma ainda melhor, um pouco de como funciona os bastidores da indústria do cigarro. Enfim assistam a esta ótima comédia que alem de possuir uma boa trama, possui também ótimos atores e um humor, refinado, muito pouco visto ultimamente.

Um comentário:

Futuros jornalistas disse...

Oi, Thiago, também gostei demais de 'Obrigado por fumar'. Reforço a recomendação e deixo meus parabéns pelo blog! A pesquisa no pé da página está hilária. Larissa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...