quinta-feira, 17 de julho de 2008

Cinemaniac Indica

Antes de Partir é aquele filme que ao assisti-lo você vai se sentir mais leve e feliz, apesar de tratar sobre um tema muito complicado para todos nós: a morte. É um filme que nos mostra uma forma distinta de tratar a morte, sem aquela melancolia e aquela depressão padrão, até porque a única coisa que ao viver a gente sabe que vai acontecer é a morte. (Filosofei !)

Este filme tem o grande êxito, de em nenhum momento apresentar certos clichês, como a maioria dos filmes que falam sobre a morte costumam ter. E isto aconteceu graças ao ótimo roteiro, aos belos cenários e principalmente a atuação de dois dos maiores atores que poderíamos ver atualmente. Morgan Freeman (Impacto profundo, Conduzindo Miss Daise) e Jack Nicholson (O iluminado, Os infiltrados) conseguem juntos atuar em todos os tipos de papeis que lhe possam oferecer. Já foram vilões e heróis, já atuaram em comédias, dramas, terror, suspenses, ou seja, todos os gêneros existentes já tiveram ambos como personagens. Juntos Nicholson e Freeman já tiveram personagens em mais de 140 filmes, e cada um deles com uma característica difrente, e em Antes de Partir isto não poderia deixar de acontecer.

O filme conta a história de dois pacientes em estado terminal: Edward (Jack Nicholson) é um milionário que acredita ter tudo na vida e Carter (Morgan Freeman) é um mecânico que teve que se dedicar ao trabalho a vida toda para conseguir manter a sua família. Enquanto Edward era egocêntrico, rico e mesquinho, Carter era pobre, um tanto quanto altruísta e muito preocupado com o bem estar de sua família. Porém, uma azar do destino (ou sorte) colocam estas duas pessoas de personalidades totalmente diferentes, juntas num mesmo quarto de hospital. Internados em um mesmo quarto os dois passam a conviver, de forma nada amistosa. Porém com o passar dos meses o relacionamento dos dois começa a melhorar, e uma relação de ajuda mutua começa a crescer entre os dois. Assim sabendo que era critica a situação de ambos, eles resolvem em nenhum momento abaixar a cabeça para os problemas, pelo contrario, criam uma lista (a lista da bota) de coisas que sempre quiseram fazer, mas que nunca conseguiram. Assim os dois partem em uma aventura por todo o mundo buscando aproveitar da melhor forma possível os últimos momentos de suas vidas.

Antes de Partir consegue ao mesmo tempo nos fazer rir, e também chorar, com uma mensagem otimista que vemos em poucos momentos no cinema, quando a temática é a morte. Garanto que todos vão aprender um pouco com este filme, que com certeza vai encantar a quem o assistir.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...