quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Crítica | Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro

O milagre dos efeitos práticos

Nas mãos de qualquer um, Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro seria mais um esquecível exemplar do terror juvenil. Um dos inúmeros herdeiros de séries como as noventistas Goosebumps e Clube do Terror. Sob a “supervisão” de Guillermo Del Toro, entretanto, até as obras mais inofensivas ganham traços de grandeza. Fã assumido dos clássicos filmes de monstro, o aclamado realizador mexicano é um dos últimos bastiões do gênero. Seus monstros assustam? Sim! Mas, aos olhos dele, não existe nada mais assombroso que a monstruosidade humana. Uma visão singular que mais uma vez oferece um ar diferenciado as suas produções. Dirigido por André Overdal, do elogiado O Caçador de Trolls, o longa faz jus ao padrão Del Toro de qualidade ao imprimir em tela uma pegada ‘old school’, trocando os sustos fáceis e o maniqueísmo barato pela construção da atmosfera e pelos criativos efeitos práticos. O resultado é uma obra que, embora voltada para o público infanto-juvenil, faz “terror” de gente grande. 




Adaptação da obra homônima do escritor Alvin Schwartz, Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro é inteligente ao se apropriar do formato antológico do original dentro de um único arco narrativo. Ao invés de subdividir o filme em contos, o argumento assinado pelo próprio Guillermo del Toro, ao lado de Dan e Kevin Hageman, mostra astúcia ao criar uma entidade capaz de fazer as suas histórias de terror ganharem vida. Além de ter a chance de brincar com o elemento metalinguístico, André Ovredal capricha ao imprimir em tela o conflito dos seus personagens, enxergando através da ameaça os medos mais íntimos da garotada. Algo que, por exemplo, o recente It: A Coisa fez com brilhantismo. Mesmo sem a mesma profundidade, o realizador norueguês contorna a aparente inofensividade da premissa ao inserir os protagonistas num ambiente urbano bem reconhecível. Uma realidade disfuncional regida pelo abandono, pela violência gratuita, pelo preconceito. Sem a intenção de se prender demasiadamente ao terror, Ovredal consegue mergulhar o bastante nos seus personagens, no mundo deles, nos seus respectivos dramas, extraindo daí o combustível que a trama precisava para aquecer.


O grande diferencial de Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro, porém, está na sua evidente roupagem clássica. Por mais que o roteiro seja por si só funcional e que a mitologia em torno da ameaça fantasmagórica fisgue naturalmente, André Ovredal revigora as coisas ao preencher a adaptação com elementos da velha guarda. Há algum tempo, por exemplo, eu não via um título do gênero usar tão bem o conceito de lenda urbana. As manifestações, aqui, são ao mesmo tempo lúdicas e sinistras. Um ar grotesco capturado com maestria pelo milagre dos efeitos práticos. Não adianta. Por melhor que seja o CGI, nada é capaz de superar o peso de uma impactante maquiagem. O que fica bem claro, em especial, quando nos deparamos com o design de criaturas do longa. Consciente a vocação ‘teen’ da sua obra, Ovredal troca o ‘gore’ pela construção do terror, troca o susto rápido pelo senso de presença. Com pleno domínio sobre o gênero, o cineasta causa arrepios genuínos ao criar monstros “vivos” e visíveis. Eles estão ali, eles estão chegando, eles não têm pressa, eles são implacáveis. Um predicado, verdade seja dita, potencializado pelo expressivo ‘mise en scene’ de Ovredal. Mais do que simplesmente apavorar, o cineasta é perspicaz ao tentar extrair uma variada gama de reações\sentimentos do seu público. Mesmo sem uma gota de sangue, Histórias Assustadoras para Contar no Escuro consegue enojar, angustiar e enervar como poucos representantes do segmento na atualidade. O que fica bem claro, em especial, na brilhante sequência do hospital.


Uma pena que, na hora de alcançar o seu potencial máximo, o longa derrape nas suas próprias pretensões. Se por um lado o roteiro acerta ao embutir no texto conflitos de cunho bem mais realístico do que sugeria inicialmente, por outro André Ovredal peca ao não tratá-los com o devido peso. Com exceção da solitária protagonista vivida pela cativante Zoe Margaret Colletti, os demais personagens são encarados como meros arquétipos. O ‘bully’ inconsequente, a irmã vaidosa, o melhor amigo provocador, o latino alvo de preconceito. O impacto que sobra quando o assunto é a maquiagem falta ao roteiro. Os conflitos, embora realísticos, são desenvolvidos de forma rasa. Na transição para o último ato, inclusive, o longa passa a se levar a sério demais, culminando em um par de soluções um tanto quanto questionáveis. Num todo, aliás, o argumento usa e abusa de alguns batidos clichês do gênero, tornando algumas das ótimas sequências citadas acima mais previsíveis do que o esperado. Talvez o maior problema de Histórias Assustadoras, no entanto, esteja no seu inexperiente elenco. Embora a química entre os personagens seja clara e o ‘timing’ cômico funcione a contento, nomes como os de Gabriel Rush (Moonrise Kingdom) e Michael Garza (Wayward Pine) não entregam o bastante quando exigidos, principalmente nas sequências mais dramáticas e\ou aterrorizantes. A impressão que fica é que um elenco jovem mais carismático poderia facilmente contornar os deslizes narrativos.


Uma série de problemas de acabamento que, no final das contas, não reduzem os méritos de Histórias Assustadoras para Contar no Escuro. Leve, dinâmico e sinistro, o longa é inventivo ao tratar o conceito de lenda urbana sob um viés clássico\romântico, encontrando nos humanos monstros de Guillermo del Toro o seu grande diferencial. Um terror para todos os públicos, capaz de impactar tanto os mais jovens, o seu público alvo, quanto os mais experientes.

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