segunda-feira, 29 de abril de 2019

Diretor de Os Donos da Rua e + Velozes e + Furiosos, John Singleton morre aos 51 anos


Uma das mais importantes vozes do cinema afro-americano, John Singleton faleceu nesta segunda (29), aos 51 anos, em decorrência de complicações causadas por um severo derrame. Segundo a família do realizador, em comunicado divulgado para o público na tarde de hoje, ele estava em coma e teve os aparelhos que o mantinham vivo desligados no dia de hoje. Uma peça fundamental na luta pela igualdade e diversidade em Hollywood, Singleton fez história ao se tornar o primeiro homem negro a conseguir uma indicação ao Oscar de Melhor Direção por seu incrível trabalho em Os Donos da Rua (1991). Na época com 24 anos, ele conquistou o público e a crítica (com direito a uma ovação de quase 20 minutos após a primeira exibição no Festival de Cannes) ao levar para o grande público a realidade dos jovens marginalizados e os obstáculos impostos por sociedade ainda extremamente segregadora. Além de lançar nomes que viriam a se tornar muito populares dentro da indústria, entre eles Cuba Gooding Jr., Ice Cube e Morris Chestnut, o longa se tornou um retrato atemporal sobre os dilemas da juventude negra afro-americana, principalmente pela forma franca com que explora a falta de oportunidades, a desigualdade social, o preconceito e em especial o fantasma da violência policial.


John Singleton (à esquerda), ao lado de Cuba Gooding Jr., Ice Cube e Morris Chestnut
Reduzir a filmografia de John Singleton a Os Donos da Rua, entretanto, é um grande erro. Ao lado de nomes como os de Spike Lee e Antoine Fuqua, ele ajudou a mostrar a força do cinema afro-americano, capturando a voz das ruas em que foi criado em títulos como Sem Medo no Coração (1993), o elogiado O Massacre de Rosewood (1997), os populares Shaft (2000) e + Velozes e + Furiosos (2002), além do subestimado Quatro Irmãos (2005). Nos últimos anos, após o fracasso do terrível Sem Saída (2011), Singleton encontrou um bem-vindo espaço na TV, fazendo parte de produtos consagrados como Empire: Fama e Poder (2015), American Crime History: O Povo Contra O.J Simpson (2016) e Billions (2017). Uma carreira sólida que ajudou a pavimentar a estrada para tantos outros atores, atrizes, diretores e diretoras negros. Em 2006, em entrevista a revista Time, Singleton revelava qual queria que fosse o seu papel dentro de Hollywood. "Eu quero fazer para a indústria do cinema o que Jay-Z fez no mundo da música. Ele é o cara que todo mundo procura orientação, que é um papel que eu quero abraçar, ser um padrinho para uma nova geração de cineastas. Eu quero nutrir a próxima geração, que é de onde virá o nosso futuro. Espero poder dar a eles o que eu sempre quis, que é um conselho da vida real.", admitia o realizador numa época em que manifestos como o Oscar So White sequer sonhavam em existir. Uma missão cumprida com muito sucesso, já que, graças a títulos como Faça a Coisa a Certa (1989) e Os Donos da Rua (1991), uma geração se sentiu não só representada, mas desafiada a levar a sua realidade para a tela, culminando numa safra de diretores que hoje traz nomes como os de Ava Duvernay, Barry Jenkins, Ryan Coogler, George Tillman Jr., Dee Rees, Jordan Peele e uma nova turma preparada para seguir lutando por igualdade e representatividade. Confira abaixo as homenagens prestadas por alguns dos grandes nomes do cinema, da música e também da política na atualidade.

- Barack Obama, ex-presidente dos EUA
"Condolências à família de John Singleton. Seu trabalho seminal, Os Donos da Rua, continua sendo um dos retratos mais marcantes e amorosos dos desafios enfrentados pelos jovens da periferia da cidade. Ele abriu as portas para cineastas negros contarem histórias poderosas que foram muitas vezes ignoradas."

- Regina King, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Se a Rua Beale Falasse


"Descanse em poder, meu amigo. Um dos maiores que já fez isso. Obrigado a DEUS por nos abençoar com este presente mais conhecido como John Singleton. Tendo dificuldade em encontrar palavras suficientes para compartilhar o que você significa para mim. Sempre te amarei John! Seu espírito vai brilhar para sempre".

- Samuel L. Jackson, estrela do remake de Shaft
"Lamentando a perda de um colaborador e amigo verdadeiro John Singleton. Ele abriu caminho para muitos jovens cineastas, sempre permanecendo fiel a quem ele era e de onde ele veio !!! Descanse em paz irmão. Você foi embora tão cedo!"

- Jordan Peele, diretor dos sucessos Corra! e Us
"Descanse em paz John Singleton. Muito triste em ouvir isso. John foi um artista corajoso e uma verdadeira inspiração. Sua visão mudou tudo".

- Chance de The Rapper, músico
"Nós nunca nos encontramos, mas Remember The Time (clipe do astro Michael Jackson dirigido por Singleton) literalmente mudou minha vida. Muito obrigado. Deus te abençoe."


- Juicy J, músico vencedor do Oscar de Melhor Canção original com No Ritmo de um Sonho, filme produzido por John Singleton

"Descanse em paz John Singleton. Obrigado por me ajudar. Se não fosse por você eu não seria um vencedor do Oscar. Eu vou sentir sua falta mano. Eu te amo. Minhas orações por sua família que nunca iremos esquecer! VOCÊ É LEGENDÁRIO."

- Spike Lee, diretor de Faça Coisa Certa e Infiltrado na Klan



"Eu sempre sentirei saudades do meu irmão John Singleton. Nós nos conhecemos enquanto ele era um estudante de cinema na USC. Ao longo de muitos anos, as pessoas me disseram "Eu vou ser cineasta", quando John me disse isso, na primeira vez que nos encontramos, eu acreditei nele imediatamente. Não foi surpresa. Com sua paixão, seu coração, eu pude ver o jeito que ele falou sobre seu amor pelo cinema e a causa negra, John faria acontecer, e ele fez. Desde o primeiro dia, permanecemos próximos ao longo de décadas, torcendo uns aos outros por essa indústria que não está preparada para nós ganharmos. Os filmes de John Singleton viverão para sempre. Bênçãos e orações por sua família. Que John descanse em poder. Amem."


- Viola Davis, vencedora do Oscar de Melhor Atriz por Fences
"A melhor vida é quando deixamos uma trilha. Deixamos algo nesta terra maior que nós. John Singleton ... você inspirou uma geração de artistas. Nós vamos seguir em frente ... 'Que os anjos cantem para o teu descanso."

- Guillermo Del Toro, vencedor do Oscar por A Forma da Água

"Descanse em paz. Um homem bom, talentoso e amigo de todos os diretores."

- Ice Cube, protagonista de Os Donos da Rua

"Eu fui descoberto por um mestre da direção chamado John Singleton. Ele não só me fez uma estrela do cinema, mas também um cineasta. Não existem palavras para expressar o quão triste eu estou ao perder o meu irmão, amigo e mentor. Ele amava levar a experiência negra para o mundo. Nós em Cannes em 1990."

- Common, ator e músico


"John não só fez filmes para nós e nossa cultura, ele fez um dos vídeos mais emblemáticos de todos os tempos! Mostrou ao mundo como eram os egípcios! Mais uma vez eu digo, obrigado! Que Deus abençoe a alma de John Singleton."

- Ava DuVernay, diretora de Selma

pic.twitter.com/wKfOaCGFuA
"Não há muitos de nós aqui fazendo isso. É uma pequena tribo no grande esquema das coisas. Ele era um gigante entre nós. Gentil. Comprometido. E imensamente talentoso. Seus filmes começaram. Seus filmes importavam. Ele fará falta. E por muito tempo lembrado. Obrigado John."

- John Carpenter, diretor de Halloween

"John Singleton foi um diretor talentoso e um homem gentil. Ele morreu tão jovem. A sua ausência será sentida."

Nenhum comentário: