segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Novidades (Guerra ao Terror é o Grande vencedor no Bafta)

Considerado uma prévia Britânica do Oscar, o Bafta consagrou Guerra ao Terror nesta edição. Em cerimônia realizada neste domingo, o filme dirigido por Kathryn Bigelow faturou seis estatuetas, nas categorias de melhor Filme, direção, Roteiro Original, fotografia, edição e Efeitos Sonoros. Considerado uma das grandes sensações de 2009, Avatar recebeu apenas dois prêmios, nas categorias Efeitos Visuais e Design de Produção. Diferente do longa de James Cameron, quem não decepcionou foi a animação Up - Altas Aventuras. Assim como no Globo de Ouro, o longa da Pixar faturou as estatuetas de melhor Animação e de melhor Trilha Sonora, composta por Michael Giacchino. Além de Avatar e Up, o pouco comentado The Young Victoria ficou também com duas estatuetas, nas categorias melhor Figurino e Maquiagem.


Nas categorias envolvendo atores, podemos perceber que dois favoritos despontam dentre os demais, na corrida para o Oscar 2010. Seguindo o exemplo de Up, a rapper Mo'nique (Preciosa) e o ator Cristoph Waltz (Bastardos Inglórios) repetiram o êxito no Globo de Ouro e faturaram o Bafta nas categorias de Atores Coadjuvantes. Já o prêmio de Melhor Ator, foi para o britânico Collin Firth, por sua atuação em Direito de Amar. Na categoria Melhor Atriz venceu Carey Mulliga, pelo filme Educação. Aliás, com oito indicações ao Bafta, esta foi a única estatueta que o filme levou para casa. Quem também figurou entre os premiados foi a atriz Kristen Stewart. Consagrada por interpretar a personagem Bella, na saga Crepúculo, a atriz recebeu o prêmio de revelação do ano. Confira abaixo a lista com todos os premiados.

Veja abaixo a lista dos premiados:

Melhor filme: “Guerra ao terror”
Melhor atriz: Carey Mulligan (“Educação”)
Melhor ator: Colin Firth (“A Single Man”)
Melhor diretor: Kathryn Bigelow (“Guerra ao terror”)
Melhor filme estrangeiro: “Un Prophète”
Melhor filme de animação: Pete Docter (“Up – Altas aventuras”)
Melhor roteiro adaptado: Jason Reitman e Sheldon Turner (“Amor sem escalas”)
Atriz revelação: Kristen Stewart
Melhor desing de produção: Rick Carter, Robert Stromberg e Kim Sinclair ("Avatar")
Melhor roteiro original: Mark Boal (“Guerra ao terror”)
Melhor filme britânico: “Fish tank”
Melhor atriz coadjuvante: Mo'nique (“Preciosa”)
Melhor cabelo e maquiagem: Jenny Shircore (“The young Victoria”)
Melhor figurino: Sandy Powell (“The young Victoria”)
Melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz (“Bastardos inglórios”)
Melhores efeitos especiais: "Avatar "
Melhor fotografia: Barry Ackroyd ("Guerra ao terror")
Prêmio especial de contribuição ao cinema: Joe Dunton
Melhor edição: "Guerra ao terror"
Melhor som: "Guerra ao terror"
Melhor trilha sonora: Michael Giacchino ("Up - Altas aventuras")
Melhor curta de animação: "Mother of many"
Melhor curta: "I do air"
Melhor diretor estreante: Duncan Jones ("Moon")

Opinião

"Apesar de ser considerado uma das prévias do Oscar, como sempre o Bafta é um pouco mais ousado que a Academia de Cinema Norte-Americano. Privilegiando a arte, Guerra ao Terror saiu como o grande nome da noite e venceu o favoritíssimo Avatar. Acredito que apesar do êxito entre os britânicos, na noite do Oscar a batalha vai ser muito mais dura e as estatuetas devem se dividir entre eles. Em contrapartida, alguns prêmios parecem cada vez mais certos para Up, na categoria Melhor Animação, Mo'nique como Melhor Atriz Coadjuvante e Cristoph Waltz, como Melhor Ator Coadjuvante. Acredito que dificilmente estes não vencerão o Oscar nestas categorias. Além destes, dois nomes começam a ganhar força e entram na luta em suas categorias no Oscar. São eles o ator Collin Firth e a atriz Carey Mulligan. Não sei até quanto eles podem derrubar os favoritos Sandra Bullock e Jeff Bridges. Mas sem dúvidas, entraram de vez na briga."

Um comentário:

Nekas disse...

Sempre é melhor The Hurt Locker que Avatar!

Avatar ganhou onde merecia, nos aspectos técnicos!

Abraço
http://nekascw.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...