sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Luto (Morre Herbert Richers)

Na manhã desta sexta-feira faleceu aos 86 anos Herbert Richers, o "pai da dublagem brasileira". Uma das figuras mais importante do cinema nacional, apesar de não ter se destacado na frente das telas, Richers montou o maior estúdio de dublagens de nosso país, além de ter produzido na década de 1950 grandes clássicos do nosso cinema.

Nascido em São Paulo, Herbert chegou no Rio com o intuito de trabalhar com cinema. Na década de 50, Herbert se tornou produtor associado na Produtora Atlântida. Neste período, ele produziu muitos filmes do gênero "chanchada", que para aqueles que não conhecem, era o mais famoso naquele período, consagrando grandes nomes do nosso cinema como Grande Othelo, Mazzaropi, Ankito, Oscarito e muitos outros. Com o sucesso na Atlantida, o produtor lançou a distribuidora Herbert Richers S.A, que mais tarde viria a se tornar a famosa empresa de dublagem. Muito amigo de Walt Disney, Richers buscou aprendizado nas técnicas de dublagem dos estúdios Disney e trouxe para o país o que seria um dos melhores sistemas de dublagem do mundo. Afinal, quem que gosta de cinema e não conhece a célebre frase na abertura dos filmes: "Versão brasileira Hebert Richers". Hoje, a empresa é uma das maiores do ramo no país, com uma média de 150 horas de filmes dublados por mês, o que corresponde a 70% dos filmes veiculados nas salas de cinema. Possuì também os maiores estúdios de dublagem da América Latina com mais de 10 mil m².

O sucesso dos estúdios Herbert Richers foi tão grande, que a maiorias das series e filmes de sucesso tiveram a sua versão, em português, dublada pelos estúdios. Entre os trabalhos de maior sucesso do estúdio estavam as séries Alf o ETeimoso, As Panteras, Agente 86, Chaves Friends e muitas outras. Apesar do sucesso com as séries, foi no cinema que a dublagem chegou como uma grande salvação, já que a legenda da época era quase que ilegível. Grandes clássicos do cinema mundial como E o Vento Levou, Os Dez Mandamentos, O Poderoso Chefão, Titanic entre muitos outros tiveram a excelente dublagem dos estúdios Hebert Richers.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...