
Dirigido por Sönke Wortmann o filme consegue narrar uma grande conquista da seleção alemã, sobre a óptica de um menino, fã de futebol, que seguia os passos da seleção do seu país. Para aqueles que desconhecem um pouco da história desta conquista, talvez uma das maiores da história de todas as copas, o filme mostra bem todo o contexto social da populção alemã e a importancia da conquista para a moral do povo.
Em 1954 a Alemanha, recém derrotada na segunda guerra mundial, sucumbia mais uma vez em menos de 50 anos. A população sofria com todos os estragos da guerra e economicamente o país passava por problemas interminaveis. No futebol, a seleção não era nem de longe a favorita para a conquista, e tinha a Hungria, a grande seleção do momento com o craque Puskas, até então o Pelé do futebol mundial, todo o favoritismo. O mais interessante no filme, é que ele não se detem a falar apenas de futebol, ou sobre a conquista. Ele mostra através da excelente narrativa, como a estória daquela conquista se coincidia com os momentos vividos pela populução alemã, na figura do menino torcedor.
Outro ponto que vale a pena ressaltar, é a capacidade na recriação dos detalhes da copa de 54, principalmente com relação aos estádios e as partidas, todas refilmadas com jogadores profissionais atuando. Enfim, O Milagre de Berna é um ótimo filme para quem é amante do esporte, e para aqueles que curtem conhecer importante momentos históricos através do cinema, já que a copa de 54 não foi uma simples conquista esportiva, foi uma retomada da moral da sociedade alemã completamente abalada após o fim da segunda guerra mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário