quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Cinemaniac Indica (O Jardineiro Fiel)

Fernando Meireles é sem dúvida o diretor brasileiro de maior expressividade no mundo do cinema, na atualidade. Depois do grande sucesso de Cidade de Deus, Meireles conseguiu abrir diversas portas para o cinema nacional, e para si próprio, alcançando a direção de dois grandes filmes: o recente Ensaio sobre a Cegeira e O Jardineiro Fiel. Em ambos os casos, o diretor brasileiro teve grandes atores em suas mãos e não decepcionou produzindo duas grandes obras do cinema atual.

Em O Jardineiro Fiel, Meireles consegue com uma precisão quase de documentário, mostrar a ação irrestrita das grandes indústrias farmacêuticas, em pleno continente africano. O filme, baseado no livro de John Le Carré, mostra como a vida na África é colocada em segundo plano por todo o mundo, que não oferec a atenção necessária para os problemas vividos por lá. Meireles, nos tráz este triste cenário, através da ativista Tessa, intrepretada de forma sublime pela excelente Rachel Weisz. Tessa é encontrada assassinada em uma área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é seu sócio, um médico que encontra-se atualmente foragido. Perturbado pelas infidelidades da esposa, Justin Quayle (Ralph Fiennes) decide partir para descobrir o que realmente aconteceu com sua esposa, iniciando uma viagem que o levará por três continentes.

O Jardineiro Fiel, além de contar com a excelente direção de Fernando Meireles possui muitos pontos positivos. O primeiro é a grande qualidade dos atores, que conseguem atuar com precisão e eficiência, nunca deixando o filme perder o tom contestador. O elenco é composto por excelentes nomes como os da atriz Rachek Weisz, uma das minha preferidas, e como dos atores Ralph Fiennes, Danny Huston, Pete Postlethwaite e do eclético Bill Nighy.

O segundo ponto de destaque é o excelente roteiro, que não faz o filme perder o foco, por mais complexo que seja o tema, o tornando acessível a todas as pessoas. Além destas duas características citadas a cima, o filme tráz também excelentes cenas, que mostra com intensa veracidade um pouco das atrocidades sofridas pelo povo africano. Enfim são por estas características, que eu indico este excelente trabalho de Fernando Meireles, que consegue fazer um filme contestador, intrigante e bastante realista.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...