sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Top 10 (Grandes Professores)

Hoje, dia 15 de outubro, nacionalmente é comemorado o Dia do Professor. Uma função muito importante na sociedade, mas que infelizmente não tem sido valorizada pelo nosso governo. Felizmente, o cinema sempre os explorou muito bem. Seja com humor, seja apoiado mais no drama, ou até mesmo com altas doses de ação, os professores sempre tiveram seu espaço no cinema. E para homenageá-los, vamos lembrar dez grandes professores do cinema. Sente-se na sua carteira e preste atenção.

10 Lugar (Howard Brackett - Kevin Kline por Sera que Ele é ?)

"Começando com humor, o décimo lugar vai para um personagem que particularmente gosto muito. Protagonizado pelo ótimo Kevin Kline, o professor de Será que ele é ? é daqueles inesquecíveis. Dedicado, amigos dos alunos, um exemplo perante a sua pequena cidade. Tudo muda, porém, quando um de seus alunos vence o Oscar e no seu agradecimento ressalta a importância de seu professor de literatura inglesa, que é gay. O problema é que ele não é gay. Ou pelo menos não era. Diversão garantida, muito bem interpretada por Kline."

9º Lugar (Jonathan Shale - Tom Berenger em O Substituto)

"Saindo do terreno da comédia, está clássico da década de 1990 traz um professor nada convencional. Interpretado por Tom Berenger, este professor é mercenário dos EUA que resolve assumir uma turma como substituto. Até ai tudo estaria bem, se a escola não fosse, na verdade, um perigoso reduto do crime onde imperam o medo, a violência, as armas e as drogas. Infiltrado em meio ao caos escolar, o "professor" descobrirá perigosas ligações e transformará aquele lugar num verdadeira campo de batalha ao confrontar-se com a máfia local. Uma lição que não será esquecida."

8º Lugar (John Kimble - Arnold Scharzenegger em Um Tira no Jardim de Infância)

"Seguindo a mesma linha de O Substituto, Arnold Scharzenegger também teve os seus dias de professor na comédia Um Tira do jardim de Infância. Segunda investida do ator no gênero, após o divertido Irmãos Gêmeos, o longa dirigido por Ivan Reitman (Os Caça Fantasmas) narra a história de um policial que precisa se infiltrar num jardim de infância para seguir as pistas de um traficante de drogas. Diferente do filme acima, este trabalho explora mais a veia cômica e todo o carisma do grandalhão Scharzenegger, cuidando de inofensivas crianças."

7º Lugar (Professor Xavier - Patrick Stewart por X-Men)

"Até os super-heróis precisam de professor. este é o caso de Professor Xavier, personagem interpretado por Patrick Stewart na trilogia X-Men. Responsável pelo comando da escola de mutantes, o personagens é um daqueles professores dedicados, que daria sua vida para salvar os seus alunos. Um dos professores mais cultuados de todos os tempos, sem dúvida alguma."

6º Lugar (Irmã Mary Clarance - Woophi Goldberg em Mudança de Hábito 2)

"Voltando para a comédia, como não lembrar da excêntrica e divertida freira Mary Clarance de Mudança de Hábito 2. Protagonizado por Woophi Goldberg, a continuação traz a ex-cantora de cabaret que precisa voltar ao convento para ajudar as suas amigas freiras em aulas de canto. O que ela não esperava, é que a turma mostraria uma rebeldia indomável. Com trilha sonora de primeira e ótimas cenas, Mudança de Hábito 2 se tornou um clássico, popularizando a carreira da ótima comediante Woophi Goldberg, que infelizmente, anda meio esquecida na atualidade. "

5º Lugar (Remos Lupin - David Thewlis em Harry Potter)

"Famoso aliado de Harry Potter, o professor Remos Lupin é aquele cara legal, que ajuda o aluno nos momentos que ele mais precisa. Figura importante na trama, Lupin participa desde o terceiro filme da série, o ótimo O Prisioneiro de Azkaban, sempre contando com as boas atuações de David Thewlis. "

4º Lugar (Louane Johnson - Michele Pfeiffer em Mentes Perigosas)

"Um dos filmes mais densos da lista, traz também uma das melhores professoras que o cinema já viu. Protagonizado pela ótima Michele Pfeiffer, Mentes Perigosas é um daqueles filmes que mostram a verdadeira importância dos professores na vida de um aluno. O longa narra a história de Louane, uma ex-oficial da marinha, que deixa a corporação para se deixar as aulas de língua inglesa. Mas o grupo de alunos rebeles que tem pela frente logo na primeira escola em que leciona será capaz de colocar à prova todo seu treinamento e experiência adquiridos na marinha. Apesar da história ser até semelhante a outros clássicos do gênero, sem dúvidas a abordagem do diretor John N. Smith dá um algo a mais no filme. Além disto, a trilha sonora é sensacional."

3º Lugar (Dewei Finn - Jack Black em Escola do Rock)

"Por falar em música, um dos professores mais carismáticos que o cinema já viu foi Dewei Finn. Completamente pouco ortodoxo, Dewei mostra que não é preciso diploma para se passar conhecimento. Protagonizado de maneira criativa pelo sempre ótimo Jack Black, o professor mostra para uma turma de alunos exemplares o que é o verdadeiro espírito do Rock and Roll. O filme fez tanto sucesso, que o dois já está para sair. Merecido."

2º Lugar (Glen Holand - Richard Dreyfuss em Adorável Professor)

"Do mesmo ano de Mentes Perigosas, outro grande clássico escolar chegava aos cinemas. Trata-se do ótimo Adorável Professor. Este é aquele tipo de filme que foge a qualquer regra. Contando com a grande atuação de Richard Dreyfuss, o longa narra a história de um músico que decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compor uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Contando com um roteiro brilhante, a trama emociona graças a grande atuação de Dreyfuss. Um filme inesquecível..."

1º Lugar (Mark Thackeray - Sidney Poitier em Ao Meste com Carinho)

"... que só não ganhou o primeiro lugar graças a também inesquecível atuação de Sidney Potier. Mostrando a verdadeira realidade do ensino público nos EUA, o filme da década de 1960 é um marco no cinema de educação. O longa narra a história de Mark Thackeray, um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres, no bairro operário de East End. A classe, liderada por Denham (Christian Roberts) Pamela (Judy Geeson) e Barbara (Lulu, que também canta a canção título) estão determinados a destruir Thackeray como fizeram com seu predecessor, ao quebrar-lhe o espírito. Mas Thackeray - acostumado à hostilidade - enfrenta o desafio tratando os alunos como jovens adultos que breve estarão se sustentando por conta própria. Quando recebe um convite para voltar a engenharia, Thackeray deve decidir se pretende continuar. Uma obra sublime, que rendeu uma das melhores atuações de Sidney Poitier."

Menções Honrosas: Robin Williams (Sociedade dos Poetas Mortos), Hilary Swank (Cartas para Liberdade), Harrison Ford (Indiana Jones).

5 comentários:

Película Criativa disse...

Adorei a lista. Sidney Potier não poderia faltar!!!

Parabéns pelo blog. Já tô seguindo.

Anônimo disse...

Ooi, topa uma parceria de blogs?

Se topar, deixa um coment no meu que eu faço um banner e coloco lá ;D

www.contaecinema.wordpress.com

Tiago Britto disse...

Voce só esqueceu do professor de O CLUBE DO IMPERADOR! que é incrível! de resto, adorei a lista kkkk

Felipe Andrade disse...

Cara, você esqueceu da "sociedade dos poetas mortos"!!
Abraço

Anônimo disse...

você podia fazer uma lista dos piores professores da ficção

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...