terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cinemaniac Indica (Sessão Dupla: Frank Capra)

Nenhum diretor conseguia mostrar a natureza humana tão bem como Frank Capra conseguia. Sempre acreditando na bondade do ser humano, em seus principais filmes Capra mostrava que nem mesmo o melhor homem estaria livre do erro ou da influência negativa. Ao exaltar a qualidade de um indivíduo, Capra destacava que todos eram passiveis às mudanças e estavam sujeitos aos equívocos. Ao se referir a estas situações, o diretor escalava uma série de possíveis "corruptores" do bom homem, mostrando traços da natureza humana muito comuns nos dias de hoje. Até por isso Capra conseguia recriar a realidade da época tão bem. Pois mostrava ambos os lados da moeda. E estes lados podem ser muito bem percebidos nos filmes O Galante Mr Deeds e Adorável vagabundo.

Ambos os filmes tem muitas características em comum, a começar pelo personagem principal. Nos dois filmes o protagonista é um homem simples, correto, completamente distinto do que vemos na atualidade. Protagonizados por Gary Cooper, outra coincidência, os dois perosnagens são pessoas, comuns, de realidades semelhantes, que de uma hora para outra, passam a ter uma grande responsabilodade em suas mãos. O primeiro, O Galante Mr Deeds, recebe uma herança de 20 milhôes de dólares, e o segundo, Adorável Vagabundo, assume a personalidade de um potencial lider comunitário. O mais interessante na obra de Capra, é que este personagem reconhecidamente simples e comum, quase sempre acaba virando um simbolo de luta e boa vontade. Vendo os principais filmes do diretor, podemos perceber que ele acreditava no indivíduo, e nas soluções que ele poderia dar para os probelmas sociais deste período. Na verdade, Capra tentava passar a mensagem que independente do regime vigente e da politica, o indivíduo comum era quem na verdade deveria defender os seus ideais e não aceitar facilmente a derrota.

Além da ótima história, Capra carregava seus filmes de bastante emoção com pitadas de humor. Com personagens fortes e dinâmicos, seus filmes sempre possuiam grandes cenas, com um número elevado de personagens para a época. Sempre de maneira atual, Capra contava belas história de maneira simples e eficiente, para que todos pudessem entender. Ou seja, se você ver um destes filmes hoje, mesmo 60 anos depois, percebe que a sociedade não foi muito alterada. E está percepção é graças a forma como Capra fazia seus filmes.

Em Galante Mr Deeds, Capra conta a história de um poeta que recebe uma herança milionária de seu tio. Com a herança, Deeds acaba obrigado a deixar sua vida no interior e partir para Nova York, onde ele se envolve em um romance com uma esperta jornalista (Jean Arthur) e se torna alvo de implacáveis homens de negócio e parentes. Frank Capra (o mesmo de ''A Felicidade Não Se Compra'') recebeu o Oscar de direção por este trabalho, que ainda teve mais quatro indicações - incluindo melhor filme. Em 2002 a mesma história foi refilmada, e acabou virando uma simples comédia romantica intitulada ''A Herança de Mr. Deeds'', com Adam Sandler.

Já Adorável Vagabundo, conta a história de conta a história de uma jovem jornalista (Barbara Stanwick) que, sob o pseudônimo "John Doe", escreve uma série de reportagens denunciando as injustiças sociais. Transformado em herói popular, o fictício "John Doe" ganha um corpo e voz na pessoa de um vagabundo (Cooper)... o que irá acontecer então, no dia em que "John Doe" anuncia seu próprio suicídio?

Enfim, Frank capra acima de tudo nos propciou uma série de grandes filmes, que apesar de antigos na idade, são atuais nas atitudes. Espero que todos gostem das dicas e que não deixem de assistir a estas belas obras de arte.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...