sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cinemaniac Indica (V de Vingança)

Hoje venho aqui neste espaço de dicas, para reparar um grande erro meu. Em mais de 1 ano e meio de blog, e diversas dicas de cinema, eu percebi que um dos meus filme prediletos ainda não tinha pintado por aqui. Então, a dica de hoje será sobre o ótimo V de Vingança, um dos filme mais anarquistas da história do cinema.

Deixo claro que não sou a favor de uma anarquia, ou qualquer coisa do gênero, mas no filme sem dúvida ela funciona muito bem. Pegando moldes de regimes ditatoriais que se espalharam pelo mundo, décadas atrás, como o Nazismo e o Fascismo, o filme faz uma crítica severa a centralização do poder. Mostrande de forma verídica as mazelas sofridas por uma população, governada por totalitaristas, o filme consegue prender o espectador com a história do enigmático personagem V. Muito bem interpretado por Hugo Weaving (Matrix), o personagem alia uma sede de vingança à uma cultura engajada. Pela sua vestimenta dark e seu espirito contestador, logo o espectador já se vê conquistado pelo personagem. Principalmente quando ele salva a jovem Eve, interpretada pela sempre ótima Natalie Portman, que seria violentada por agentes do governo.

Baseada nos quadrinhos de Alan Moore, o filme consegue cativar o espectador pelo espírito libertador e vanguardista que possui. Em meio a condutas políitcas nada louváveis de nossos governantes, o longa exalta atitudes não muito vistas nos dias de hoje. E até por isto, em alguns lugares do mundo, foi amplamente criticado e massacrado. Na veradde, quem encontrou motivos para criticar este filme, ou estava mal intencionado ou não entendeu as atitudes do personagem V, afinal o filme é muito bem produzido, tem ótimas atuações, grandes diálogos e cenas brilhantes, a final é de arrepiar.

Agora quero deixar claro que este não é um filme tipicamente Hollywoodiano. As atitudes de V, que a principio surge como um super herói, não vão de encontro ao politicamente correto. E até por isto o filme me encantou, justamente por fugir desta linha chata. Na paisagem futurista de uma Inglaterra totalitária, o filme conta a história de uma pacata jovem chamada Evey que é resgatada de uma situação de vida e morte por um homem mascarado, conhecido apenas como “V”. Incomparavelmente carismático e extremamente habilidoso na arte do combate e destruição, V inicia uma revolução quando convoca seus compatriotas a erguerem-se contra a tirania e opressão. Enquanto Evey descobre a verdade sobre o misterioso passado de V, ela também descobre a verdade sobre si mesma – e emerge como uma improvável aliada na culminação do plano de V, para trazer liberdade e justiça de volta à sociedade repleta de crueldade e corrupção.

Enfim, se você gosta de filmes engajados e contestadores, não deixe de assistir ao ótimo trabalho do diretor James McTeigue. Se não gosta, sinto muito, mas você irá perder um ótimo filme. Brincadeiras a parte, sem dúvida V de Vingança é um dos melhores e mais inovadores filmes deste novo século. Então não deixe de assistir.

2 comentários:

Red Dust disse...

Um filme estrondoso. Emocionante na abordagem de sentimentos e do que deve ser a justiça. As interpretações são magníficas.

Abraço.

thicarvalho disse...

Valeu pela visita Red Dust. Sem dúvida, V de Vingança é um grande filme. Concordo com vc em gênero, número e e grau. Volte sempre !!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...