quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cinemaniac Indica (Uma Noite Fora de Série)

Uma Noite fora de Série é aquele tipíco filme que faz até mau-humorado dar algumas gargalhadas. Com excelentes e criativas gags, um ótimo elenco e um roteiro que não subestima a inteligência do espectador, o longa dirigido por Shawn Levy (Uma Noite no Museu) se torna uma ótima diversão para todas as idades. Explorando todo o talento da dupla de comediantes Steve Carell (O Virgem de 40 Anos e Agente 86) e Tina Fey (do seriado 30 Rock e Uma Mãe para o meu Bebê), o longa aproveita muito bem a química entre os dois e ainda brinca, de maneira realmente interessante, com muitas das rotinas de um casal comum.

Aliás, este é o grande mote que faz o longa deixar de ser um amontoado de piadas, recurso a qual muitos filmes do gênero tem aderido, para ser uma boa e eficiente comédia. Com um roteiro bem conduzido, mérito para a direção sóbria de Levy, o filme conta a história do casal Phill e Claire Foster, duas pessoas que já viram a sua vida particular virar rotina. Enquanto todos a sua volta parecem apaixonados, os dois levam a vida da "casa para o trabalho" e ainda tem que cuidar dos dois filhos, que as cinco da matina já querem tomar o seu café da manhã. A vida pessoal dos dois parecia inexistente, até que Phill tem a empolgante ideia de sair para jantar num dos restaurantes mais caros e disputados da cidade. Tudo parecia correr bem, até que os dois são impedidos de praticar a refeição noturna, pois o restaurante já estava cheio. Numa atitude surpreendente, e completamente fora da rotina deles, os dois resolvem assumir a indentidade de um outro casal para, finalmente, conseguir jantar no restaurante e dar uma guinada na relação. O que parecia uma simples e inocente atitude, acaba se tornando uma grande confusão, que transformará a vida do casal.

Com base nesta história, o roteiro empolga pela forma como se desenvolve. Repleto de ótimas sacadas e destacando todo o humor na rotina do casal, Uma Noite Fora de Série diverte sem abusar dosclichês e das repetições comuns no gênero. O longa explora algumas situações comuns na vida do casal, sem tender ao drama, ou a situações que fujam ao principal objetivo do filme, que é divertir o espectador. Apoiado pelo belo elenco, a trama se desenrola de maneira suave e interessante, mantendo o climax até os minutos finais, sem grandes absurdos e/ou "invencionices". Afinal, apesar de estarem em fuga, os dois ainda eram um simples e corriqueiro casal norte-americano. Como se não bastassem as ótimas piadas que o roteiro produz, as gags visuais tambem são ótimas. A cena do lago é realmente sensacional, assim como a sequência final, que não revelo aqui para não estragar a surpresa. Além disto, o filme apresentas ótimas e bem humoradas sequências de ação, muito bem idealizadas pela direção.

Se o roteiro é um diferencial, o elenco é o grande chamariz do filme. Steve Carell é um dos melhores comediantes da atualidade. Por si só, já traria um grande públcio ao filme. Mas é a parceria com Tina Fey, que transforma Uma Noite Fora de Série em uma diversão diferenciada. A dupla mostra uma química invejável, caprichando nas piadas, que cheias de improvisos conquistam o espectador desde as primeiras cenas. A dupla mostra toda a usual irreverência, já conhecida nos seriados 30 Rock e The Office, garantindo ótimas gargalhadas. Além dos dois, o filme tem o grande mérito de investir em coadjuvantes de luxo, as atuações de James Franco (Flyboys e Homem Aranha), Taraji P. Heinson (O Curioso Caso de Benjamin Button) e J.B Smoove (A Herança de MrDeeds), apesar de pequenas, são hilárias. Somado a eles o filme ainda traz Mark Wahlberg (Quatro Irmãos), Mark Ruffalo (Ensaio sobre a Cegueira), William Flitchner (Falcão Negro em Perigo) e Ray Liotta (Revolver).

Enfim, Uma Noite Fora de Série consegue cumprir aquilo que desde a escalação do elenco se propunha a fazer: levar diversão ao espectador. Com um elenco afinado, apoiado pelo carisma de Carrel e Fay, o longa arranca gargalhadas com a mesma faciliadade que se desenrola. Sem dúvidas, serão 90 min bem aproveitados, através de uma comédia bastante envolvente e simples, que facilmente conquistará o espectador.

Por que assistir ?

- Pelo ótimo casal protagonizado entre Tina Fey e Steve Carell.
- Pelo bom elenco de apoio, que protagoniza ótimas e hilárias cenas.
- Pelo bom andamento da trama, que não subestima a inteligência do espectador.

5 comentários:

  1. Não sei o que esperar do filme. Pelo o que tu dizes, parece ser divertido e a química do casal convence...

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o chamariz do filme é a dupla de humoristas, juntos pela primeira vez e engraçados como sempre.
    Mas, o roteiro também me surpreendeu por não ser uma amotoado de cenas para justificar piadas. Tem uma boa construção.

    ResponderExcluir
  3. Como disse agora há pouco em outro blog, fui ver sem compromisso e saí surpreso ao final da projeção. Steve Carrell e Tina Fey afinadíssimos! Mais um bom trabalho do Shawn Levy. E depois tem gente que exalta aquelas porcarias cômicas que o Judd Apatow faz. Fala sério!

    Cultura? O lugar é aqui:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não vi, apenas o trailer, parece ser divertido até.

    Muito bom seu blog, cada vez mais, abs

    ResponderExcluir
  5. Nekas, assista pq tenho praticamente certeza q tu vai gostar. É uma obra super divertida, com conteúdo, e ação de qualidade. Vale o ingersso. Abraços Nekas.

    Amanda concordei plenamente qnd li o seu texto. òtimo filme que não subestima o espctador. Sem dúvidas a dupla foi ótima e deixa aquele gosto de quero mais. Abração Amanda e volte sempre.

    Pseudo-autor, a dupla etsa relmente afinadissima. Qnd assisti ao trailer do longa e me escancarei de rir, já criei uma expectativa qnt ao filme e elas foram completamente satisfeitas. Só discordo de vc qnt ao Apatow. Acho um dos melhores do gênero na atualidade. Ligeiramente Grávidos e o Virgem de 40 anos, tb com Carell, são excelentes. Seja bem vindo, espero q volte outras vezes.

    Cristiano, é muito divertido sim. É aquele filme que faz rir, sem esforço. Mto obrigado pelos elogios. saiba q o seu blog, tb é excelente e que apesar de não comentar mto, vira e mexe apareçoi por lá. Vou add na minha lista de blogs. Grande abraço.

    ResponderExcluir