Cinemaniac
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Crítica | Um 'coming of age' sobre o agora, "Licorice Pizza" assume a inquietude juvenil como força motora num filme cuja beleza está na imperfeição

›
Licorice Pizza não é "só" um filme. Licorice Pizza é um estado de espírito. Licorice Pizza é a adolescência em formato cinematográ...
terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Crítica | Sensível e acolhedor, "Sempre em Frente" busca na verdade infantil a esperança de um novo futuro

›
"Quando pensa no futuro, como você imagina que vai ser?". Em "Sempre em Frente", o sensível diretor Mike Mills parte des...
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Crítica | "O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface" se equilibra perigosamente entre a brutalidade e a imbecilidade numa 'requel' frustrante

›
Em 1974, o cineasta Tobe Hooper abalou as estruturas do cinema de horror com o lançamento de "O Massacre da Serra Elétrica". Desde...
terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Crítica | Em "A Mulher que Fugiu", Hong-Sang Soo invade a aconchegante rotina de uma mulher à procura de respostas para perguntas nunca verbalizadas

›
Existe uma aura aconchegante em "A Mulher que Fugiu" que nos mantém estranhamente conectados com uma obra em que - à rigor - pouca...
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Crítica | "O Beco do Pesadelo" rompe com a narrativa clássica ao enxergar o horror na monstruosidade humana

›
O que faz uma refilmagem acontecer? Um remake, para mim, precisa ter ideias próprias. Um remake precisa se emancipar na relação com o origin...
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Crítica | "Matrix Resurrections" escolhe a pílula azul numa continuação com um ilusório conceito de controle num mundo tecnológico

›
A coragem é uma virtude pela qual eu sempre vou prezar no cinema. Ainda mais no mainstream. É sempre prazeroso ver um filme (ao menos tentar...
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Crítica | "Los Lobos" comove ao usar o drama de uma família de imigrantes para expor o vazio criado pela ilusão do "sonho americano"

›
Trazer a realidade do imigrante para a tela grande é sempre um desafio. Não somente pela responsabilidade assumida ao retratar a angústia de...
segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Crítica | "Spencer" troca os fatos por sensações ao pintar um retrato subjetivo sobre uma princesa disposta a desafiar o horror da realeza

›
Em "Spencer", o diretor Pablo Larraín propõe uma cinebiografia diferente. Uma obra que troca os fatos por sensações. O cineasta nã...
sábado, 29 de janeiro de 2022

Crítica | Provocante e indigesto, "Titane" usa o choque visual para nos fazer a sentir a dor de uma mulher consumida

›
Tentar racionalizar a imagem do cinema pode ser um exercício bem limitante. Nem tudo precisa fazer sentido. Nem tudo precisa ter um único se...
sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Crítica | Em "A Tragédia de Macbeth", o texto rebuscado de Shakespeare é modernizado pela "agressividade" imagética do cinema de Joel Coen num filme ousado, mas de difícil acesso

›
O cinema é uma forma de linguagem. E como toda linguagem, está em constante metamorfose. Ao longo da sua curta existência, a Sétima Arte se ...
sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Crítica | "Benedetta" usa a "profanidade" do cinema para encenar uma sexualizada via crucis feminina disposto a expor o verdadeiro sacrilégio na Igreja dos homens

›
"Como eu posso saber o que é verdadeiro ou falso", pergunta a relutante freira Benedetta diante de visões que ela julgava ser uma ...
quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Crítica | Com um olhar subjetivo para a angústia feminina, "A Filha Perdida" invade a intimidade de uma mulher atormentada pelo fantasma da maternidade

›
A maternidade tóxica é um tema tabu na realidade do cinema mainstream. O que, por si só, reflete uma lógica patriarcal acostumada a idealiza...
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Em "A Mão de Deus", Paolo Sorrentino faz as pazes com o passado num filme sobre o vazio preenchido com a arte

›
A realidade no cinema é uma entidade com múltiplas faces. A Sétima Arte permite que o real ganhe contornos estilizados. A Sétima Arte permit...
segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Crítica | "Duna" sugere grandeza, mas revela o vazio num épico aborrecido projetado para alimentar expectativas

›
"Isso é apenas o começo". "Duna" é um filme triste. Aborrecido. Uma obra incompleta que sugere grandeza, mas revela o va...
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Crítica | Um filme de horror diet, "A Lenda de Candyman" se omite enquanto cinema de gênero para construir uma crítica social 'gostável'

›
Um filme de horror pode ser pensado para ser "gostável''? Eis uma pergunta difícil de ser respondida. À rigor, o gênero nasceu ...
domingo, 5 de dezembro de 2021

Crítica | Com um olhar revelador para a brutalidade do cowboy, "Ataque dos Cães" traz o western para o século XXI num drama enfático repleto de sutilezas

›
Não é exagero afirmar que o Western se construiu a partir da exaltação da imperfeição masculina. O cowboy idealizado por ícones como John Fo...
quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Crítica | Uma obra imune à rótulos, "Annette" cria a partir de obviedades numa experiência audiovisual que provoca na base da originalidade

›
Uma raridade em tempos de pouca criatividade no cinema mundial, "Annette" é a prova que não existe lugar-comum para um realizador ...
›
Página inicial
Ver versão para a web
Tecnologia do Blogger.