quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Top 10 Cinemaniac (Melhores Filmes do Ano)

Como prometido ao longo de todo ano, chegou a hora de conhecer os melhores filmes de 2009, na opinião de você leitor do Cinemaniac. Depois de mais de 6 meses de votação, neste dia 31 de dezembro vamos conhecer os dez filmes que mais agradaram ao leitor deste blog. Confesso ter ficado feliz com o resultado final. Apesar de ter me mantido imparcial em toda a votação, o resultado final foi excelente e semelhante a alguns prediletos em minha lista. Sem mais delongas, vamos saber o resultado das enquetes.

10º Lugar (Lua Nova)
Fenômeno entre os adolescentes, apesar das críticas negativas, Lua Nova tem figurado nas listas de melhores filmes do ano abertas ao público. Contando a história do triangulo amoroso entre a adolescente Bella, interpretada pela bela Kristen Stewart, o vampiro Edward e o lobo Jacob, o filme conquistou as adolescentes de todo o mundo, com uma nova roupagem de Romeu e Julieta. Se o filme não tem nada que impressione muito, ainda, a evolução para o primeiro filme foi notória e o sucesso financeiro também. Nos EUA, o filme faturou quase 300 milhões de dólares, enquanto aqui no Brasil, o filme faturou quase 50 milhões de dólares. Como "a voz do povo é a voz de Deus", Lua Nova fica na décima posição entre os melhores filmes do ano de 2009.

9º Lugar (Gran Torino)
Um dos melhores filmes do ano não poderia ficar de fora deste Top 10. Dirigido por Clint Eastwood, que nos últimos anos não tem errado na mão, Gran Torino foi um dos filmes que mais me empolgou neste ano. Com uma história tocante e com grande atuação do próprio Clint, o longa conquistou o público e a crítica. Me arrisco a dizer, que entre todos os últimos trabalhos do diretor, incluindo Menina de Ouro e Cartas de Iwo Jima, Gran Torino foi o melhor. Não é a toa que o filme teve grande sucesso em todo o mundo, conseguindo mais de 270 milhões de dólares em todo o mundo. Nada Mal.


8º Lugar (Se Beber, Não Case)
Surpresa. Esta é a palavra que melhor define a despretensiosa comédia Se Beber, Não Case. Sucesso em todo o mundo, por aqui ela ficou dez semanas entre as melhores bilheterias se tornando assim um dos filmes mais lucrativos do ano. Sem contar com grandes astros do gênero, o mais conhecido era o ator Bradley Cooper, o longa provocou gargalhadas por todo o mundo, contando a história de uma despedida de solteiro nada convencional. Até por isto, Se beber, Não Case faturou quase meio bilhão de dólares em todo o mundo, se tornando o maior sucesso do gênero em 2009. Não é por menos que a comédia ocupa a 8ª posição entre os melhores do Cinemaniac.


7º Lugar (Coraline)

Uma dos melhores longas animados do ano, Coraline trouxe pitadas de terror e suspense ao tão reinventado universo da animação. De maneira criativa e genuína, o longa do diretor Henry Sellick, surpreendeu com seu universo dark e trouxe alguns pesadelos à muitas crianças desavisadas. Adaptada de conto clássico do ótimo Neil Gaiman, o filme abusa da excelente trama, das ótimas cores e cenários, e da excelente trilha sonora que ao mesmo tempo cativa e causa arrepios no espectador. Agradando ao mesmo tempo aos adultos e as crianças, o longa se tornou uma das animações mais conceituadas dos últimos anos e por isso figura na sétima posição entre os melhores filmes do ano.


6º Lugar (Quem quer ser um Milionário?)

Vibrante e apaixonante o longa Quem quer ser um Milionário foi o filme mais premiado do ano de 2009. Dirigido pelo excelente Danny Boyle, o filme popularizou a tão esquecida India, e trouxe a tona uma das maiores obras cinematográficas das últimas décadas. Mostrando a realidade e as desigualdades deste país, Boyle caprichou na fotografia e nos cenários, fazendo um dos filmes mais belos de todos os tempos. Em um ano de mega-produções, os 15 milhões de dólares investidos na produção, renderam oito estatuetas do Oscar, 4 Globo de Ouros e 7 Baftas. Além disto, espalhou a culutra indiana por todo o mundo, incluisve, rendendo uma novela por aqui. O resultado é que o filme rendeu mais de 380 milhões de dólares por todo o mundo e mostrou uma belíssima história de amor e superação. Com todos estes pré-requesitos, o filme mereceia até lugar melhor netse top 10, mas acabou perdendo espaço para alguns Blockbuster's. Mesmo assim o filme ficou na honrada 6ª posição entre os dez melhores filmes do ano.


5º Lugar (Inimigos Públicos)
O melhor filme de ação do ano, não poderia ficar de fora desta lista. Com a grande direção de Michael Mann e as excelentes atuações de Johnny Depp e Christain Bale, Inimigos Públicos foi um dos grandes filmes do ano, na minha opinião. Com cenas de tirar o fôlego e a excelente história do criminoso John Dilinger, o longa não decepcionou as altas expectativas e conquistou elogios de toda a crítica mundial. Filmado todo em HD (High Definition), a qualidade da película foi outro ponto alto do filme. Porém, apesar de todos os pontos positivos, o filme não foi tão lucrativo quanto se esperava. Com orçamento de 100 milhões, Inimigos Públicos faturou, em todo mundo, pouco mais de 200 milhões de dólares. Independente do êxito financeiro, Inimigos Públicos foi mais um ótimo trabalho do grande Michael Mann. Até por isto fica na quinta posição entre os melhores do ano.

4º Lugar (Transformers 2)
Mesmo criticado por grande parte da mídia especializada, Transformers 2 foi um dos filmes mais lucrativos do ano de 2009. Maior bilheterias dos EUA, o filme faturou mais de meio bilhão de dólares em todos o mundo. Dirigido por Michael Bay, o filme não repete a qualidade do primeiro filme, mas consegue divertir,  com direito a muita ação. Com 2 h e 40 de um ritmo frenético, o filme peca no roteiro, mas tem excelentes recursos visuais, que apagam um pouco dos erros do filme. Além disto, Transformers 2 conta com o talento e carisma do jovem Shia Leabeouf e a beleza de Megan Fox. Inegavelmente uma boa diversão, Transformers 2 teve sucesso junto do público mundial. Por isso, foi o quarto melhor filme na opinião dos leitores do Cinemaniac.


3º Lugar (Up - Altas Aventuras)


O melhor filme do ano, na minha opinião, não poderia ficar de fora desta lista. Quando pensávamos que a Pixar já tinha atingido o ápice com Wall-E, o estúdio lança Up, um dos filmes mais apaixonantes que já tive oportunidade de assistir. Assim como Coraline, a animação dirigida por Peter Docter traz novas vertentes para animação, principalmente quando explora a realidade como nenhum filme do gênero já fez. Os cinco primeiros minutos de Up, marcam um dos melhores inícios de longas metragens da história do cinema. Além de emocionante, o filme é divertido, criativo e visualmente deslumbrante. As cores, as cenas, os personagens, tudo contribui para que a animação seja uma das melhores já feitas na história e o melhor filme deste ano. Em função de tudo isto, a animação faturou mais de 680 milhões de dólares em todo mundo, se tornando uma das maiores e mais lucrativas produção do ano. Até por isto, merecidamente, o filme ficou com a medalha de bronze entre os melhores filmes de 2009.

2º (A Era do Gelo 3)
Diferente de Up e Coraline, A Era do Gelo 3 não trouxe nada de muito inovador, mas mesmo assim conquistou o público em todo o mundo. Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, a animação foi um dos filmes mais visto no ano de 2009. Se apoiando no carisma de seus personagens, como o tigre Diego, a preguiça Sid e o esquilo Scrat, A Era do Gelo 3 agradou crianças e adultos e se tornou uma das maiores bilheterias de todo o mundo, faturando mais de 880 milhões de dólares. Mantendo a qualidade dos dois filmes anteriores, a direção de Carlos Saldanha deu ainda mais vida aos personagens, fazendo com que estes conseguissem conquistar o público em cheio. Além disto, A Era do Gelo 3 agradou tanto as crianças, quanto aos adultos, mostrando que cada vez mais a animação tem lugar de destaque entre os melhores e mais lucrativos filmes. Não é atoa, que a animação foi a o longa que levou mais público aos cinemas Brasileiros. Caprichando nas doses de humor e aventura, A Era do Gelo 3 surpreendeu à todos se tornando um dos grandes destaques do ano de 2009. Até por isto ficou com a medalha de prata entre os melhores do ano.


1º Lugar (Harry Potter e o Enigma do Príncipe)

Reunindo o maior número de fãs, espalhados por todo mundo, o resultado não podia ser diferente. Harry Potter e o Enigma do Príncipe foi eleito o melhor filme do ano, segundo o leitores do Cinemaniac. Por mais que eu acredite que exista filmes melhores que este, em específico, o resultado é merecido por todo o conjunto da obra. Os quase 1 bilhão de dólares faturados em todo o mundo, são resultados de uma adaptação incrível, repleta de cuidados, que a cada ano conquista mais e mais seguidores. O mais legal na franquia, é que mesmo sabendo que tem o público na mão, os produtores pensam em conquistar novos espaços, em agradar não só aos fãs como também a crítica. Até por isto a franquia Harry Potter fica marcada por grandes filmes, com ótimas tramas e elenco super-eficiente. Infelizmente, este é o único filme que ainda não tive a oportunidade de assistir, da franquia, mas por tudo já visto nos anteriores não tenho medo em afirmar que se trata de um ótimo filme.

Desde já agradeço a todos pela participação e espero ter vocês juntos do Cinemaniac neste próximo ano. Desejo à todos um ano de 2010 repleto de muita saúde, paz, alegrias e que o novo ano seja ainda melhor para todos nós. F
iquem ligados pois o trabalho continua e em breve algumas novidades irão aparecer aqui no blog. Um grande abraço para todos e FELIZ 2010.

5 comentários:

Nekas disse...

Não concordo nada com a lista.:)
Aparece Up, Gran Torino e Public Enemies mas o resto não merece aparecer lá e mesmo estes dois aparecem em posições erradas principalmente Gran Torino...

Abraço e Bom Ano NOvo
http://nekascw.blogspot.com

thicarvalho disse...

Olá nekas, concordo em parte com a sua opinião. Gostaria de deixar claro que esta não é a minha lista, e sim dos leitores do cinemaniac. Mas mesmo assim, concordaria com a grande maioria dos filmes que estão nela, com exceção de transformers 2 e Lua Nova. Realmente as posições ficaram mesmo crueis, mas discordo de vc quanto que apenas este tres filmes sejam os únicos merecedores. Quem quer ser um milionário, Coraline, A era do gelo 3, Se beber, Não case marcariam presença na minha lista, sem sombra de dúvidas. Grande abraço para ti e um ótimo ano novo.

Mescla de culturas disse...

Hum...Assisti a pouco desses filmes na verdade.A ideia é assitir a cada vez mais filmes, pra ter um repertório mais diversificado.Como não é possível, acabo assisti àqueles que mais me identifico.
De qualquer forma é uma boa lista, com generos e gosto distintos
abraços

Ricardo Martins disse...

A lista está coerente!!!
Eu mesmo a cada vez que acrescenta filmes, eu votava em Harry Potter e Transformers 2!

Lua Nova não me agradou, mas reconheço o sucesso que fez em 2009!

Abraço Thiago, e perdi esta lista porque devia estar sem net! Só vim descobrir agora!!! :D

Vamos aguardar a de 2010!

Maria Vi disse...

Eu adoro Harry Potter,mas,acho que o sexto filme da saga (que por sinal é o que eu menos gostei da série) ñ merecia ficar em primeiro lugar.

P.S.-Fiquei surpresa com a colocação de Lua Nova,por causa da quantidade de fans!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...