segunda-feira, 23 de março de 2009

Cinemaniac Indica (Gran Torino)

No último post do Cinemaniac Indica deixei claro que Quem quer ser um Milionário seria, com certeza, um dos melhores filmes de 2009 . Seria... ou melhor ainda pode ser, mas um grande concorrente aparaceu na minha lista. Trata-se de Gran Torino. Dirigido pelo ótimo Clint Eastwood, que vem colecionando excelentes trabalhos nos últimos anos, Gran Torino é uma obra de arte do início ao fim. É forte, genuíno, sarcástico. Diverte mostrando a realidade, sobre o ponto de vista de um homem frio, velho, porém bastante intenso.

Eastwood foi perfeito, mais uma vez volto a falar, na direção e interpretação em Gran Torino. Ele parece, acho que até intencionalmente, ter criado um personagem no qual se encaixaria perfeitamente. Walt é o homem que Eastwood viveu com brilhantismo durante a sua longa carreira de sucesso. A expressão facial de Walt é a que Eastwood sabe fazer melhor. Aquela do cara valentão, rígido, porém, incompreendido. Parece ser aquele cowboy do velho oeste, só que num meio urbano. Enfim, Eastwood é Walt e acredito que Walt também tenha muito de Eastwood.

Falar de Grant Torino sem falar de Clint Eastwood é difícil, mas não é ele apenas o grande destaque do filme. A trama também chama atenção e muito. Mostrando o cotidiano de um subúrbio invadido por estrangeiros, o filme cria um universo detalhista, destacando personagens bastante característicos na vida cotidiana daquele bairro, sem qualquer tipo de clichê. Aliás, muito desta ótima caracterização dos personagens se deve ao ótimo nível de atuações. Todos os atores, desde os filhos de Eastwood, até o núcleo chinês, passando pelos personagens característicos daquele subúrbio, se destacam ao longo das quase duas horas de filme.

Gran Torino conta a história de Walt Kowalski, um veterano da guerra da Coréia que, após a morte da esposa, passa a se confrontar com um jovem imigrante chinês, que tentou roubar seu valioso Gran Torino 1972. Deste confronto, nasce uma improvável amizade que irá mudar não só a vida de Walt, como também a de todo o bairro do subúrbio.

Espero que todos assistam esta ótima produção, que revela muito dos preconceitos presentes na sociedade norte-americana. Mostrando uma história de redenção e amor de um homem, que encontra um sentido para sua vida na mais improvável relação de amizade. Assistam a este ótimo lançamento. Eu recomendo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...