domingo, 28 de setembro de 2008

Cinemaniac Indica (O Pianista)

Não sei o que está acontecendo, mais ultimamente eu tenho assisitdo a muitos filmes sobre a 2ª guerra mundial. Olha que eu gosto de filmes do gênero, mas há muito tempo, não via bons filmes tão bons sobre este triste período da história mundial. Triste e doloroso, principalmente para os judeus que perderam tudo, suas famílias, seus lares e suas vidas. Apesar do sofrimento, eu não me lembrava de ter visto algum filme que retratasse a guerra pelo ponto de vista dos Judeus, até ver o Pianista, aonde isto acontece primorosamente.

O filme mostra como os judeus, que viviam na Polonia (primeiro país a ser invadido pelos alemães), sofreram no auge da intolerância do regime Nazista. Mostra como os judeus do conforto dos seus ricos e prósperos lares, tiveram que passar à miséria dos guetos e depois a crueldade dos campos de concentração. O pianista, mostra parte do sofrimento Judeu, enfocado na história real do pianista Wladyslaw Szpilman, que é interpretado pelo ótimo Adrien Brody.

O filme conta a história do pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) que interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia, quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

O pianista, além de ótimas atuações, conta com uma ótima fotografia e mostra, bem de perto, um pouco da triste realidade vivida pelos judeus durante á segunda guerra mundial. Por isto, merecidamente, o Pianista ganhou 3 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator (Adrien Brody) e Melhor Roteiro Adaptado, e foi ainda indicado nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Edição.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...