segunda-feira, 12 de abril de 2010

Top 10 (Filmes de Boxe)

Confesso ser um grande fã de filmes de luta, principalmente, os de Boxe. Afinal, depois de vários anos com ótimos lutadores e grandes lutas, a categoria parece ter perdido espaço junto ao público. Então, só nos resta a assistir a estes grandes clássicos, para relembrar algumas das ótimas histórias envolvendo a modalidade. Tive a ideia de compor este Top 10, a partir de um filme que recentemente pude assistir, e que estará presente na lista. Na lista, vou lembrar de grandes atores, que com inesquecíveis trabalhos, deixaram seu nome marcado na história do cinema. Sem mais delongas, eis os melhores.


10º Lugar (O Imbatível - 2002)

Começo a lista com este ótimo filme, que reuniu um bom elenco, e apresentou ótimas cenas de Boxe. Com Wesley Snipes (Passgeiro 57) e Ving Himes (Madrugada dos Mortos), o longa dirigido por Walter Hill (Warriors: Os Selvagens da Noite), mostra um pouco da polêmica por traz do esporte, quando um atual campeão mundial de boxe, é preso acusado de estupro. Dentro da cadeia, ele conhece o campeão de boxe da prisão, invicto desde sua chegada. Apesar da trama previsível, o filme deixa para o fim uma excelente luta, que vai agradar à todos os fãs do esporte. Pela ótima luta e a direção de Hill, O Imbatível aparece na 10ª posição, entre os melhores filmes de boxe.


9º Lugar (Rocky Marciano - 1999)

Apesar de ser um filme feito para Tv, Rocky Marciano tem todos os pré-requisitos para aparecer nesta lista. Contando a história real do pugilista Rocky Marciano, vivido pelo ótimo Jon Favreau (Homem de Ferro), o longa mostra a carreira do lutador desde seu apogeu até o seu triste fim. Mostrando o drama familiar na vida do lutador, o filme tem uma ótima narrativa e atuações convincentes. Além disto, as cenas de boxe são bem realizadas, e a personalidade do lutador é bem adaptada para as telas das tv's. Como se não bastasse tudo isto, o lutador Rocky Marciano serviu de grande inspiração para que Sylvester Stallone fizesse o clássico Rocky Balboa. Ou seja, mais um motivo para conhecer a bela história de vida, deste pugilista, que nunca conheceu a derrota dentro de um ringue.



8º Lugar (Rocky 4 - 1985)

Falando nele, na oitava posição surge o quarto filme da franquia Rocky Balboa. Na minha opinião, o segundo melhor filme da série, Rocky 4 protagoniza uma das mais belas, e inesquecíveis lutas de boxe, já realizada pelo cinema. Ivan Drago, otimamente vivido pelo inexpressivo Dolph Lundgreen, Vs Rocky Balboa. Em meio a Guerra Fria, quando o conflito entre URSS e EUA estava no auge, Stallone tem a ótima ideia de levar Rocky para a Russia, e fazer lá um grande embate. Ousadia de Stallone, premiada com o filme mais frenético da franquia Rocky. Além disto a ótima trilha sonora, e o drama apresentado no longa, com a morte do inesquecível Apolo Creed, fazem o espectador ver e rever esta grande obra. Não é o melhor filme da franquia, mas sem dúvidas, é um dos que eu mais assisti...


7º Lugar (Hurricane: O Furacão - 1999)

Apesar de ser o filme com menos Boxe de toda a lista, Hurricane o Furacão merece lugar de destaque pela ótima história que apresenta. Com uma das melhores atuações de Denzel Washington, e a excelente direção de Norman Jewison, o longa conta a história real de uma das maiores injustiças já cometidas nos EUA. Baseado em fatos reais, o filme nos mostra a vide de Hurricane, um dos lutadores da década de 1960 com mais chances de conseguir o título mundial. Em uma noite, tudo isto muda, quando ao passar pelo local de um crime brutal, o lutador é confundido com um dos criminosos e preso, condenado a pena perpétua. Mostrando todo problema do preconceito e da segregação racial existente nos EUA, Hurricane é um filme tocante e inesquecível. A história é tão impressionante, que o cantor Bob Dylan, na época do crime, compôs uma música em homenagem ao lutador. Enfim, grande trabalho, que merece a sétima posição entre os maiores filmes de boxe.


6º Lugar (Ali - 2001)

Este foi o filme que me motivou a criar este Top 10. Dirigido por Michael Mann e com grande atuação do excelente Will Smith, Ali é presença certa na lista de qualquer fã dos filmes de Boxe. Contando a história de Muhamed Ali, um dos maiores lutadores da história, Michael Mann faz um retrato fiel mostrando os momentos mais controversos da carreira do lutador. Diferente da grande maioria dos filmes do gênero, Ali já começa com o lutador sendo campeão mundial. Com o título já alcançado, Mann ganha espaço para abordar toda a carreira do polêmico lutador. Momentos como a prisão por não aceitar a servir o exército no Vietnâ e também a mudança de nome em função do Islamismo, são bem mostrados, destacando a forte personalidade do lutador conhecidos por "dar ferroadas em flutuar". Além disto, o filme recria uma das maiores lutas já realizadas na história do boxe: Ali Vs Foreman. Bom para nós, que nem sonhávamos em ser nascido na época do confronto. Pela incrível atuação de Smith e a direção segura de Mann, Ali merece com louvor o 6º lugar entre os 10 melhores filmes de boxe.


5º Lugar (O Campeão - 1979)

Um dos filmes que mais me fez chorar não podia ficar de fora desta lista. Lançado no ano de 1979, como Jon Voight e Faye Dunaway no elenco, O Campeão é, na minha opinião, um dos filmes mais emocionantes que o cinema já produziu. Contando a história de um ex-lutador de Boxe, vencido pelo vício do álcool, o filme mostra de maneira brilhante a relação de um pai solteiro, com seu filho, vivido de maneira magistral por Rick Schoroder. Com excelente direção de Franco Zefirelli, o filme não foge das situações mais dramáticas, reservando para o fim uma excelente luta de boxe. Com uma das mais belas histórias de redenção, graças as excelentes atuações do elenco, O Campeão merece a quinta posição entre os melhores filmes de Boxe.


4 º Lugar (A Luta pela Esperança - 2005)

Com direção de Ron Howard e atuações sensacionais de Russel Crowe e Reneé Zwelgger, A Luta pela esperança é uma das melhores histórias real já adaptada para o cinema. Mostrando a vida do lutador Jim Braddock, conhecido popularmente como Cinderella Men, o filme se passa em meio a grande depressão, num dos períodos mais negros da história dos EUA. Mostrando todo o drama familiar do lutador, que com a crise perde tudo e passa a conviver com a fome a e miséria, o longa é uma lição de vida. Com uma narrativa intensa, destacando todos os problemas vividos por grande parte da população da época, Ron Howard conta como um lutador em decadência acabou se tornando um símbolo de luta e resistência para o povo americano. Com ótimas cenas de lutas, de realidade impressionante, A Luta pela Esperança se tornou um dos meus filmes prediletos e ocupante da 4ª posição.


3º Lugar (Menina de Ouro - 2004)

Dirigido por Clint Eastwood, Menina de Ouro é talvez um dos únicos filmes de Boxe, reconhecido pela academia de Cinema Norte-Americana. Vencedor de quatro Oscars, entre eles melhor filme, diretor, atriz e ator coadjuvante, o longa acima de tudo é uma grande obra de arte. Com excelentes atuações de todo o elenco, destaque para Hilary Swank e Morgam Freeman, o filme além das ótimas cenas de boxe, e da tocante trama, abordou com genialidade a questão da eutanásia. Apesar deste ser o tema centra do filme, a direção de Eastwood foca na carreira da lutadora Maggie Fitzgerald, suas conquistas e o duro relacionamento com a família. Com personagens sensacionais, e uma excelente trama, Menina de Ouro foi merecedor de todos os prêmios e, principalmente, do terceiro lugar entre os melhores filmes de boxe.


2º Lugar (Touro Indomável - 1980)

Com excelente atuação de Robert de Niro, o polêmico e intenso Touro Indomável é sim um dos melhores filmes de boxe já feito. Dirigido pelo cultuado Martin Scorsese, o longa é um dos mais conceituados trabalhos do diretor, e me arrisco a dizer, também de De Niro. Filmado todo em preto e branco, o longa mostra a controversa vida do boxeador Jake La Motta. Devido a mágica interpretação de De Niro, o filme se tornou um marco tamanha intensidade e realidade apresentada pelo ator. É impressionante a entrega do ator, que não era a principal escolha do diretor. Todos os momentos da carreira do lutador, tanto os áureos como os piores e mais tristes, são bem abordados e narrados de maneira sensível e ao mesmo tempo chocante, tamanha realidade apresentada. Além disto, as lutas são realmente bem filmadas, mostrando com frieza a brutalidade do esporte, e como ela pode influenciar no modo de vida humano. Grande clássico, que merece a segunda posição entre os melhores filmes de boxe.


1º Lugar (Rocky: O Lutador- 1976)

Simplesmente o grande pioneiro em filme do gênero, Rocky: O Lutador não poderia ficar de fora deste primeiro lugar. Claro que antes do filme dirigido por John G. Alvidsen, já tínhamos lançamentos que abordavam o esporte, mas nunca como Rocky conseguiu. Mostrando a carreira do promissor e humilde lutador Rocky Balboa, o filme foi impressiona pela realidade apresentada e pelo ótimo roteiro, escrito por Sylvester Stallone. Vencedor nas categorias Melhor Filme, Direção e edição, Rocky retratou com fidelidade a vida de um lutador, mostrando não só as glórias das batalhas, mas também os conflitos humanos, principalmente com o seu cunhado, o ótimo Burt Young. As lutas são realmente fantásticas, assim como a trilha sonora e todo o elenco, que ainda conta como o próprio Stallone, Talia Shile (Adriane), Carl Weathers (Apollo Creed) e Burgess Meredith (o inesquecível treinador Mickey). Enfim, grande clássico que merece encabeçar a lista, realizada pelo Cinemaniac, com os melhores filmes de Boxe.

Espero que todos tenham curtido a lista. Caso não tenham concordado com alguma posição, ou algum filme que esteja de fora, deixe a sua opinião abaixo. Ela será muito bem vinda.

13 comentários:

Nekas disse...

Enquanto descia estava na dúvida se seria o Rocky ou o Raging Bull...

Abraço
Cinema as my World

thicarvalho disse...

Fiquei com a mesma dúvida, mas resolvi escolher Rocky pelo pioneirismo. São duas grandes obras. Abraços Nekas.

Marcelo Augusto Cetreus disse...

Ótimo TOP, me lembra que eu preciso fazer mais alguns no meu blog, rs. Ótima recordações, bem pontuado, acho que voce conseguiu formular os melhores filmes mesmo. Rocky, não tem como se comparar, e está bem colocado. Gostei da posição de Touro Indomável, filme clássico, pioneiro!

abraços!

thicarvalho disse...

Seja bem vindo Marcelo, q bom q vc concordou com a lista ... É sempre bom fazer este tipo de reuniuão, atér para dar uma lembrada nos melhores filmes e tal. Realmente Rocky é inesquecível. Touro Indomável tb é show, principalmente pela grande atuação de De Niro. Grande abraço e espero que volte outras vezes. Abraços.

Bruno disse...

destes todos só tinha visto o "Million Dollar Baby" e gostei muito.
vou tentar ver os outros, porque também sou um fanático por filmes de luta e principalmente Boxe (que para mim é um desporto espectacular).
para quem gosta de filmes de luta aconselho a ver este: "never back down" não se vão arrepender, eu gostei muito.
cumps

Maria Vi disse...

Eu reservaria os primeiros seis lugares só para Rocky:
6-Rocky V
5-Rocky III
4-Rocky Um Lutador
3-Rocky II
2-Rocky IV
1-Rocky Balboa

Em sétimo Menina de Ouro

thicarvalho disse...

Bruno já assisti Never Back Down e tb recomendo, apesar de não ser de boxe. É um bom filme sobre o MMA, que hj tem feito bastante sucesso. Abraços e valeu pela visita.

Maria sou grande fã do personagem Rocky balboa. Escolhi dois de seus filmes mais simbólicos para mim, mas sem dúvidas esta sua lista não seria ruim. Abraços.

Anônimo disse...

tinha um, que era um negao que volta a lutar com 48 anos, enfrentando 10 adversarios - sendo q um é filho do organizador q desiste da luta, para colocar o unico lutador q o negao perdao( acho q era cabeça de martelo).
um dos melhores filmes que ja vi

Anônimo disse...

brother,meu nome é Vinicius e tu tem ideia de onde posso encontrar o filme Touro Indomavel??...eu nao consigo encontrar nem em locadoras rsrs...se tiver alguma ideia e puder me avisar ficaria agradecido meu email é:
vini_matos.d@hotmail.com

Anônimo disse...

Acredito que você não viu o filme "Marcado pela sarjeta" (Somebody Up There Likes Me) com Paul Newman. É um filme muito bem feito do ano de 1956.
O papel principal era pra ser estrelado por James Dean, mas devido sua morte prematura Paul Newman assumiu o papel e fez um excelente filme de boxe.
Abraços

Vinicius

viniazemar@hotmail.com

Anônimo disse...

NOSSAA< vc deixou "O Vencedor" de fora dessa lista?!?!?! Pra mim vem logo atrás de menina de ouro!

rogerio mp disse...

Cara como assim? o vencedor com atores premiados e um roteiro de primeira. candidato a melhor filme no oscar fora dessa lista! !!!! esse do wesley snipes é lixo perto de O Vencedor.

thicarvalho disse...

Rogério e Anônimo, primeiramente obrigado pelas visitas. O Vencedor não entrou na lista porque essa postagem foi feita antes do lançamento do filme, que aconteceu no dia 4 de fevereiro de 2011. Sendo que o post é de Abril de 2010. Só para esclarecer e um grande abs para os dois.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...